O ESPORTE

"Corrida de Aventura é uma competição multiesportiva que envolve várias modalidades de esportes de aventura. Em geral, são realizadas em ambiente natural e têm como característica principal uma logística complexa, tanto na organização dos eventos como na formação e preparação das equipes de atletas. Por envolver diferentes atividades esportivas, a quantidade de equipamentos utilizados pelos atletas é grande, sendo que a maioria é requerida obrigatoriamente pela organização da prova. O formato mais utilizado é de equipes compostas por dois a quatro atletas que precisam percorrer um trajeto marcado em mapas e cartas topográficas que são fornecidos pela organização do evento. As modalidades  esportivas mais comuns  são Trekking, Canoagem, Mountain bike  e Técnicas Verticais.

 

Durante a corrida é necessário se utilizar de conhecimentos de Orientação com mapa e bússola para poder alcançar os postos de controle (PCs) marcados no mapa, pelo caminho mais rápido possível. 

As competições podem variar em tempo e distância total percorrida pelas equipes, desde 40 a 700 km, com duração desde algumas horas até vários dias."