top of page

O que é corrida de aventura?


Quando você ouvir algum entusiasta do esporte tentar explicar o que é Corrida de Aventura, você logo vai pensar que é coisa de maluco. Pode parecer difícil, que depende de muito esforço físico, sofrimento... Sim, é um esporte de endurence, que requer força e resistência, mas acima de tudo, é preciso ter maturidade para suportar as adversidades que uma prova dessa pode exigir. Quaquer pessoa, que pratique atividade física regular, é capaz de participar de uma prova de corrida de aventura.

A Corrida de Aventura é uma competição que combina atividades esportivas de aventura e de resistência, incluindo principalmente, trail running ou trekking, mountain bike e canoagem. Ocasionalmente, as provas incluem outras modalidades como natação, técnicas verticais (Ex.: rapel, ascensão, escalada), mas isso se tornou menos comum nos últimos anos. Além disso, as corridas de aventura exigem habilidades de orientação e navegação terrestre utilizando apenas um mapa e uma bússola para navegar no percurso da corrida e encontrar os PCs (pontos de controles) marcados.

O objetivo é encontrar todos os PCs no menor tempo. A nevegação é um dos elementos que diferencia a Corrida de Aventura de outros multi-esportes como o triatlon.

Na Corrida de Aventura não há um percurso definido que os competidores devem seguir, por isso usam mapa e bússola para escolher o melhor caminho para chegar ao PC (Ponto de Controle). Os competidores geralmente recebem seus mapas poucas horas horas antes da corrida para que a equipe possa planejar sua rota durante o percurso.

Além do mapa, cada equipe recebe um racebook que descreve as referências dos PCs. A corrida de aventura é um esporte em equipe, que varia de 2, 3 ou 4 pessoas, embora algumas corridas permitam participantes individuais. Ao longo da corrida, os atletas da mesma equipe só devem se distanciar dentro de 100 metros um do outro.

O tamanho das corridas de aventura varia de curtas (sprints) a longas (expedições). As provas mais curtas podem ser concluídas em poucas horas (7 a 8 horas), há provas de 24 horas ou mais e as provas longas, que são as expedições, podem durar vários dias. Os competidores devem ser totalmente auto-suficientes ao longo da corrida, com hidratação, nutrição e cuidados médicos adequados durante toda a corrida.


Se você nunca participou de uma corrida de aventura, a dica que dou é: EXPERIMENTE! Será uma experiência inesquecível!

Um abraço

Gabi

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page